Síndrome Piriforme / Piramidal

Primário ou secundário

Esta patologia designa a compressão do nervo ciático pelo músculo piriforme. O piriforme é um pequeno músculo piramidal localizado profundamente aos músculos glúteos na região superior da articulação da anca, faz parte do conjunto de 6 rotadores externos e estende-se desde o sacro até ao grande trocânter (grande tuberosidade do fémur proximal).

O nervo ciático tem origem em nervos da coluna lombar, passa pela região glútea onde tem
uma relação muito próxima com o músculo piriforme e continua para o membro inferior (parte de trás da coxa, perna e pé).

Pode ser causado por alterações anatómicas do músculo piriforme ou do nervo ciático (s.
piriforme primário) ou ser secundário a inflamação/ espasmo do músculo piriforme. Normalmente trata-se de uma compressão dinâmica em certas posições ou atividades como a  corrida ou posição sentada prolongada.

Caracteriza-se por dor intensa e parestesias (dormência) ao nível da nádega (região glútea), podendo irradiar para a o membro inferior dando origem a uma “ciática-like syndrome“. A maioria da dor ciática não é causada pelo síndrome do piramidal. O nervo ciático também pode estar comprimido um pouco mais abaixo entre o ísquion (osso da bacia) e o pequeno trocânter (pequena tuberosidade do fémur proximal) provocando aquilo que é designado por síndrome ísquio-femoral. Trata-se de um diagnóstico de exclusão sem um teste conclusivo. O diagnóstico é feito através da história clínica e o exame físico, podendo-se recorrer a exames de imagem (ressonância magnética da anca e da coluna lombar) e a estudos de condução nervosa. É necessário despistar a compressão do nervo ciático ao nível da coluna (causa mais frequente de dor ciática).

O tratamento conservador envolve evitar as atividades que provoquem dor, medicação anti-
inflamatória e fisioterapia. Infiltrações locais de corticoesteróide, anestésico e toxina botulínica podem ajudar no controlo dos sintomas persistentes.

Nos casos em que o tratamento conservador falha, está indicada a artroscopia do espaço
glúteo para libertação do nervo ciático.

.