Esta cirurgia é feita por uma pequena incisão de 3 cm na face interna da coxa por onde é feita a tenotomia do tendão do longo adutor. Nos casos em que há uma fragilidade dos músculos do abdómen, por vezes, é necessário complementar este gesto com uma cirurgia semelhante à cirurgia para reparação de uma hérnia inguinal. Regra geral é feita com anestesia loco-regional e demora cerca de 40 minutos.
Alta no próprio dia da cirurgia com 2 canadianas que usa durante 10 a 14 dias. Durante 3 a 4 semanas deve manter o membro operado em abdução com recurso a almofadas ou triângulo de abdução. Retira os pontos após o 14º dia pós-operatório. Faz medicação analgésica.
Inicia o programa de fisioterapia e reabilitação durante a primeira semana de operado. Este tem a duração de cerca de 3 a 6 semanas (podendo ser ligeiramente atrasado caso haja necessidade de reparação cirúrgica dos músculos da parede abdominal). O retorno à atividade desportiva acontece entre as 8 e as 12 semanas de pós-operatório dependendo do tipo de cirurgia realizada. Após tratada a lesão é fundamental a instituição de um programa de exercícios para evitar o reaparecimento da lesão.