O ortopedista e um dos fundadores do projeto “Anca e Bacia”, João Sarmento Esteves, esteve presente no Hip Cadaver Lab, na Universidade Complutense de Madrid, no dia 29 de junho.
O especialista em Ortopedia e Traumatologia fez parte da faculty e foi preletor na palestra “Síndrome de pinzamiento tipo Pincer”.
“Este curso é uma excelente oportunidade de partilha de conhecimentos entre todos. O meu tema em particular é muito importante. Na existência de um conflito femoro acetabular, caso nada seja feito, pode existir a destruição da articulação. A deformidade tipo pincer acontece quando o acetábulo se torna demasiado profundo, ou com um rebordo demasiado proeminente, prendendo os movimentos da cabeça do fémur e restringindo a naturalidade dos movimentos desta articulação”, afirmou João Sarmento Esteves.
O curso contou, ainda, com a presença do Dr. Marc Tey, Dr. Raúl Torres, Dr. Juan Ribera, Dr. Emanuele Astarita e Dr. Raúl Parrón, que abordaram os seguintes temas: “Selección de Pacientes candidatos a cirurgía”, “Instrumental. Posición. Técnica de Tracción. Portales Artroscópicos”, “Videotécnica sutura labral y resección CAM” e “Síndrome Subspine y pinzamiento extrarticular”.
Este curso pretendeu fazer uma revisão teórica dos conhecimentos específicos básicos e avançados em artroscopia da anca e a sua aplicação prática sobre o cadáver.
A Stryker foi a promotora oficial do evento.

